#TBT Nosso furacão:Paranaense 2000 o titulo que marcou uma geração


Hoje nosso assunto é mais uma vez épico vamos abordar a campanha vitoriosa do Athletico no de 2000,um titulo que formarcante em muitos sentidos embora parte da torcida lembre dessa conquista por ter sido a primeira dentro da Arena da Baixada e ainda em cima do rival Coritiba.Porém o feito representa mais que isso sendo que a conquista marcou um geração vencedora pois o elenco que levantou a taça teve como abse o time que no ano anterior levantou o titulo da seletiva para a Copa Libertadores que foi a primeira disputada pelo rubro negro na ocasião alguns nomes já conhecido se consolidavam o queram os casos do lateral direito Luisinho Netto,do zagueiro Reginaldo e o do meia Silas que contirbuiu com toda sua experiência.

Por outro lado muitos encontravam na temporada o caminho de sucesso em suas carreiras,tanto no próprio furacão quanto em outras equipes pelo Brasil e pelo mundo como por exemplo,o goleiro Flávio,o zagueiro Gustavo(autor do gol do título na final),os atacantes Kleber e Adauto campeões Brasileiros em 2001.A temporada também serviu para jogadores como Lucas e Kelly serem negociados para fora do Brasil  erenderem bons valores ao caixa rubro negro na época e em meio a tudo isso obvio existia uma cobrança pelo titulo mesmo com a Libertadores sendo prioridade para muitos naquele momento.Pois afinal na época se olhavam com olhos bem diferente para o estadual em relação da maneira que se olha hoje principalmente pelo lado do Athletico e sua torcida.

A história da conquista.

O Athletico chegava "cascudo"para a disputa do estadual e favorito mesmo que o rival Coritiba entrasse com atual campeão pois ano de 1999 credenciou o furacão como o time a ser batido tendo em vista a força do elenco comandado pelo saudoso Vadão.E aos poucos isso foi se traduzindo em campo visto que o furacão sofreu apenas uma derrota em toda competição isso na nona rodada jogando em Bandeirantes contra o já extinto União de Bandeirantes nessa altura a competição o furacão já tinha encaminhado sua classificação embora ainda restasse o turno de volta como amndava o regulamento.Além do titulo o furacão teve a melhor defesa da competição com 20 gols sofridos zaga essa que teve varias variações com Vadão,que utilizou Gustavo,Cocito,Leonardo Valença e Emerson no setor durante a competição já na parte ofensiva o destque ficou por conta do atacante Lucas(foto) artilheiro da equipe com 11 gols ficando apenas atrás de Marquinhos Cambalhota do Coritiba.


Os jogos:

Batel 0 x 2 Athletico,Estádio Waldomiro Gielinski,em Guarapuava:O furacão começou com o pé direito a caminhada para o titúlo a vitória fora de casa contra o Batel serviu para embalar o time para a sequência do Campeonato.

Athletico 0 x 0 Rio Branco,Arena da Baixada:Já a estréia diante da torcida não foi a esperada apenas um empate sonolento e sem gols contra o Rio Branco de Paranaguá porém isso não abalou o time rubro negro.

Athletico 3 x 1 Prudentópolis,Arena da Baixada:Na terceira rodada a primeira vitória em casa diante o Prudentópolis com três gols de Kléber Pereira

Athletico 3 x 2 Coritiba,Arena da Baixada:Primeiro clássico do ano foi na baixada e deu furacão com gols de Adriano Gabiru,Gustavo e Lucas no minuto final da partida foi uma loucura na arena.

Operário Ponta Grossa 0 x 2 Athletico,Germano Krüger,em Ponta Grossa:Na quinta rodada a vitima da vez foi o Operário vitória por dois a zero com gols de Silvinho e Adauto

Athletico 3 x 2 Malutrom,Arena da Baixada:Voltando jogar na baixada mais uma vitória dessa vez contra o extinto Malutrom com gols de Adauto,Silas e Alexandre

Athletico 4 x 0 Portuguesa Londrinense,Arena da Baixada:Contra a lusinha vitória tranquila por qautro gols esses anotados por Lucas duas vezes,Adauto e Júlio César.

Paraná 0 x 0 Athletico,Pinheirão:No clássico contra o Paraná nada e gols e um empate em zero a zero.

União Bandeirante 2 x 0 Athletico,Estádio Comendador Meneghel,em Bandeirantes:Primeiro e úncio revés do furacão no campeonato jogando contra o União fora de casa.

Athletico 4 x 0 Francisco Beltrão,Arena da Baixada:Reabilitação com goleada em casa gols de Luisinho Netto,Kelly,Silvinho e Alexandre.

Londrina 2 x 5 Athletico,Estádio Comendador Meneghel em Bandeirantes:Fechando a primeira fase goleada rubro negra contra o Londrina jogando em Bandeirantes já que o tubarão não pode mandar seu jogo em seu próprio estádio.


Segunda fase.

O furacão finalizou a primeira fase do campeonato com 26 pontos ganhos na primeira colocação do seu grupo três a frente do segundo colocado o Paraná Clube.Agora a caminhada seguia com a disputa da segunda fase do campeonato antes de chegar aos mata matas então vamos aos jogos da segunda fase que encaminharam de vez a campanha do titulo de 2000.

Prudentópolis 2 x 2 Athletico,Estádio Newton Agibert,em Prudentópolis:Empate na abertura da segunda fase fora de casa,gols de Luis Carlos Goiano e Silas.

Athletico 5 x 3 Rio Branco,Arena da Baixada:De volta as vitórias com grande estilo na arena goleada de 5a3 contra o Rio Branco gols de Kléber que anotou quatro vezes e Gilson Batata que marcou mais um.

União Bandeirante 1 x 4 Athletico,Estádio Comendador Meneghel:Furacão reecontra o União em Bandeirantes e dessa vez não pordoou goleada com gols de Marcos Winicius,Lucas,Gustavo e Kleber.

Athletico 3 x 1 Prudentópolis,Arena da Baixada:Vitória tranquila em casa com hat-trick de Kleber.

Rio Branco 0 x 1 Athletico,Estádio da estradinha,em Paranaguá:Jogo amarrado no litoral mais uma vez porém a vitória veio com gol de Luisnho Netto

Athletico 2 x 1 União Bandeirante,Arena da Baixada:Fechando a segunda fase vitória em acsa diante o União com gols de Kleberson e Adauto.

O furacão terminou a segunda fase igual a primeira na liderança do seu grupo com 16 pontos ganhos,sete pontos a frente do segundo colocado o Rio Branco e assim garantindo vaga nas semifinais e o adversário seria o Paraná Clube.

Ida e volta furacão não deu chances ao tricolor.

Se na primeira fase o Paraná complicou não foi assim nas semifinais,ambas as partidas foram vencidas com muita superioridade pelo rubro negro no Pinheirão e na baixada só deu Athletico que caminhou em passos largos para a grande final do campeonato.

Paraná 0 x 2 Athletico,Estádio Pinheirão:sem chances para o tricolor o furacão embalado dentro de campo foi superior no gamado do Pinheirão e col gols de Kelly e Adriano abria grande vantagem para o jogo de volta na arena podendo perder até por um gol de difernça que garantia sua presença na final.

Athletico 3 x 1 Paraná,Arena da Baixada jogo de volta:Com amapla vantagem o furacão não se intimidou e muito menos tirou o pé e Lucas foi o grande encarregado de definir a vaga na grande final marcando três vezes na baixada para a festa da torcida rubro negra que commeorou muito a aga na final que seria contra o Coritiba.


A grande final:Dois athletibas e vantagem para o furacão,e o rubro negro chega ao seu primeiro titulo dentro da baixada.

Chegou a hora da grande final do Campoenato Paranaense de 2000 duas partidas contra o Coritiba decidiriam a competição e o Athletico dono da melhor campanha tinha a vantagem de jogar por dois empates e ainda decidir na arena.

Primero jogo no Couto Pereira Coritiba 1 x 1 Athletico,Adriano abre o placar mas coxa consgue o empate:Jogando a primeira no Couto Pereira o furacão saiu na frente com gol de Adriano aos 37 do primeiro tempo porém Cléber empatou tudo para o coxa,e deixando muita emoção para a partida de volta na arena onde o furacão precisaria de apenas um empate para levantar a taça.



Ficha Técnica:

Coritiba 1 x 1 Athletico.
Estádio Couto Pereira
Data:11/06/2000

Coritiba:Gilberto;Reginaldo Araújo,Leonardo,Flávio e Renatinho;Ataliba(Carlos Zara),Veiga,Luis Carlos e Leandro Taváres;Marquinhos Cambalhota e Cléber:Téc:Paquito

Athletico:Flávio,Kléberson,Reginaldo,Gustavo e Jorginho Paulista;Luis Carlos Goiano(Cocito),Marcus Vincius,Adriano e Kelly(Silvinho);Lucas e Kléber(Silas).Tec:Vadão


Jogo da volta,gol de Gustavo e o titulo tão esperado na baixada:O jogo da volta foi repleto de emoção o Coritiba abriu o placar com Leandro Távares porém  a expulsão do zagueiro Flávio abriu brechas ao furacão.Mas o destino quis que o autor do gol do titulo fosse um zagueiro que no futuro ainda iria marcar muito seu nome na história do furacão,Gustavo( foto) aos 30 do segundo tempo usou a cabeça para ultrapassar o goleiro Gilberto e igualar tudo na baixada e esperar o apito final de um jogo histórico,tão esperado pela torcida que comemorou o primeiro título na baixada.


Ficha Técnica:

Ahletico x Coritiba
Estádio:Arena da Baixada,jogo de volta final Campeoanto Paranaense 2000
Data:17/06/2000

Athletico:Flávio,Kléberson,Reginaldo,Gustavo e Jorginho Paulista(Gilson Batata);Luis Carlos Goiano(Silvinho,Marcus Vincius,Adriano e Kelly(Silas);Lucas e Kléber.Tec:Vadão

Coritiba:Gilberto;Reginaldo Araújo,Leonardo,Flávio e Renatinho;Ataliba(Carlos Zara),Veiga,João Santos(Robert) e Leandro Taváres;Marquinhos Cambalhota(Luciano) e Cléber(Anderson):Téc:Paquito


Relembre como foi a partida que deu o titulo ao furacão:

















Outros nomes que também estavam no elenco campeão:

Nicólas-Goleiro
Fabiano-Lateral Esquerdo
Leoanardo Valença-zagueiro
Eemerson-zagueiro
Luizinho Vieira-meia
Everaldo-Volante.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Athletico campeão:O tituo estadual de 1988

Na pressão:Atlético tenta se reerguer contra o Flamengo pela Primeira Liga.